ASEMPT lança Instagram para fortalecer o diálogo com todos.


A criação do Instagram da ASEMPT reflete o compromisso da instituição em se adaptar aos novos meios de comunicação e ampliar o alcance de suas ações para além do ambiente jurídico. Através dessa plataforma, a ASEMPT busca aproximar-se ainda mais dos associados e de um público que defende os interesses da sociedade e a promoção da justiça. Com o intuito de cumprir essa missão de forma mais eficiente, a ASEMPT reconhece a importância das redes sociais como ferramentas de interação e informação esclarecendo dúvidas, recebendo sugestões e promovendo um diálogo transparente e democrático.

Para seguir o Instagram da Associação dos Servidores do Ministério Público do Trabalho e Militar e ficar por dentro das novidades e informações relevantes, basta acessar o perfil @asempt_oficial e clicar no botão “Seguir”.

A ASEMPT  convida a sociedade em geral a participar dessa iniciativa e a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, transparente e consciente dos seus direitos e deveres.

SG se reúne com associações de servidores do MPU para discutir equilíbrio financeiro do Plan-Assiste

Administração reiterou que ainda não há definições sobre percentual e datas de reajuste das mensalidades
Não há definição acerca de percentual de reajuste a ser aplicado às contribuições do Plan-Assiste. Essa informação foi repassada pela secretária-geral do MPU, Eliana Torelly, a representantes das associações de servidores do MPU em reunião realizada nesta terça-feira (14). O objetivo do encontro, marcado após a circulação de informações incorretas de que haveria um aumento de 25% no valor – foi explicar a necessidade de manter o equilíbrio econômico-financeiro do programa e esclarecer que o tema está sendo tratado pelo Conselho Gestor do Plan-Assiste.

A Administração detalhou os dados do Relatório de Avaliação Atuarial de 2022, apresentado na 43ª Reunião do Conselho Gestor, em fevereiro de 2023. O documento técnico demonstrou que as despesas do programa estão crescendo anualmente por causa do aumento expressivo de preços dos serviços da rede credenciada e do envelhecimento dos beneficiários. Nesse sentido, verifica-se a necessidade de reajuste das contribuições e a Diretoria do programa levantou propostas para a preservação do equilíbrio econômico-financeiro para este triênio (2023-2025).

A diretora-executiva do Plan-Assiste, Sônia Amaral, explicou que ainda não é possível definir um percentual de reajuste nas contribuições e que o Relatório de Avaliação Atuarial apresentou três cenários possíveis de acordo com variáveis como, por exemplo, o índice das reservas para amortizar o percentual de reajuste, além da atualização no valor per capita (contribuição da União) e/ou nas mensalidades. Com base nessas definições, a Administração consolidará uma proposta para ser deliberada pelo Conselho Gestor do Plan-Assiste na próxima reunião.

Eliana Torelly informou que a atual situação orçamentário-financeira do plano foi apresentada ao Conselho Gestor do Plan-Assiste e lembrou que o grupo conta com um representante da categoria de servidores em sua composição.

A SG destacou ainda que o maior objetivo da Administração é continuar oferecendo um serviço de excelência aos beneficiários a um preço abaixo do mercado. “Apesar de não visar lucro, o Plan-Assiste está inserido em um ambiente de negócios e tem contas altas a pagar. Por isso, é responsabilidade de todos os integrantes do MPU manter sua saúde financeira”.

O secretária-executivo, Cleuber Delano, se colocou à disposição das entidades para atender as demandas e tirar dúvidas sobre o Plan-Assiste e outros temas de interesse dos servidores.

Outros temas – Durante a reunião, os representantes também discutiram uma melhoria do diálogo com a Administração do MPU e solicitaram uma atenção especial para questões do auxílio-saúde de servidores, em especial, técnicos/Administração/MPU.

A secretária-geral e a equipe técnica do Plan-Assiste esclareceram que o auxílio-saúde é benefício distinto do Plan-Assiste e, dessa forma, é tema a ser tratado separadamente com o envolvimento da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Contabilidade (SPOC). Neste mesmo enfoque, os estudos atuariais, quando necessários, são elaborados também de forma separada em relação ao Plan-Assiste.

Participantes – Também participaram da reunião a diretora-executiva adjunta do Plan-Assiste, Sandra Cristina de Araújo; o diretor Atuarial do Plan-Assiste, Raimundo Francisco Sousa; a presidente da ASMPF, Sueli Masala; a presidente da Asempt; Daniela Lopes Mendes ; e o diretor da Asmip do MPDFT, Kleber Aragão Matheus.

Secom MPF